ENSALAMENTO

ENSALAMENTO

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO


DIA 10/10/2023

SESSÕES DE COMUNICAÇÃO ORAL 

Horário: 16:30h - 18:30h


MINIAUDITÓRIO I

COORDENADORA DA SESSÃO: LÚCIA TEREZINHA ZANATO TURECK


A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PESQUISA EM PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autoras: JÉSSICA CLEMENTE - UEM; SONIA MARI SHIMA BARROCO - UEM/UNIR

DEFICIÊNCIA: CURTA METRAGEM CUERDAS E OS FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL 

Autoras: SILVANE DOS SANTOS DE MOURA MACAGNAN, UNIOESTE; LUCIA TEREZINHA ZANATO TURECK, UNIOESTE

PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E EDUCAÇÃO ESPECIAL NO SÉCULO XXI: SUBSÍDIOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS PARA ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR

Autora: SONIA MARI SHIMA BARROCO

EDUCAÇÃO ESPECIAL E CURRÍCULO NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL/PR

Autoras: NAIARA APARECIDA NASCIMENTO – SEMED; IVANETE ZORZI - SEMED; JOSIMARA DUARTE - SEMED; WERIDIANA APARECIDA COSTA DA SILVA - SEMED

MINIAUDITÓRIO II

COORDENADORA DA SESSÃO: CAROLINA DE MOURA VASCONCELOS


DESENVOLVENDO CONCEITOS NA PRÉ-ESCOLA PARA UMA EDUCAÇÃO ALÉM DO CAPITAL

Autoras: GILLANA OLIVEIRA DA COSTA1, UNIOESTE - FRANCISCO BELTRÃO/PR; PAOLA REGINA DE OLIVEIRA2, UNIOESTE - FRANCISCO BELTRÃO/PR; ORIENTADOR(A)JANAINA DAMASCO UMBELINO, UNIOESTE- FRANCISCO BELTRÃO/PR

O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA ALFABETIZAÇÃO, MÉTODOS E PROBLEMATIZAÇÕES

Autoras: SANDRA CAMARGO DE ANDRADE BORGES - UNIOESTE; JANAINA DAMASCO UMBELINO - UNIOESTE

EDUCAÇÃO SEXUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO EM UM CMEI

Autoras: KAMILA DUSI BOCHENEK - UNICENTRO; ALAYDE MARIA PINTO DIGIOVANNI - UNICENTRO/PROLAM-USP

A UNIDADE PSICOLÓGICA E MOTORA A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autoras: CAROLINA DE MOURA VASCONCELOS - UEM; MARILDA GONÇALVES DIAS FACCI - UEM


MINIAUDITÓRIO III

COORDENADOR DE SESSÃO: ARMANDO MARINO FILHO



INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO: UTOPIA OU SUPERAÇÃO DA EXCLUSÃO

Autoras: ADRIANA TEREZINHA LORENCATTO - UNIOESTE; LUIZ FERNANDO GRANETTO – UNIOESTE ; LÚCIA TEREZINHA ZANATO TURECK – UNIOESTE

A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: PRINCÍPIOS NORTEADORES

Autoras: PATRICIA DA SILVA ZANETTI - PPGE/UNIOESTE/SEED/PR; ISAURA MONICA SOUZA ZANARDINI - PPGE/UNIOESTE; LUCIA TEREZINHA ZANATO TURECK - PPGE/UNIOESTE

COTAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU): EM DEBATE O ACESSO E A PERMANÊNCIA

Autoras: VIVIANE PRADO BUIATTI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (IPUFU); LILIANE DOS GUIMARÃES ALVIM NUNES - COLÉGIO DE APLICAÇÃO/ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA


DIA 10/10/2023

MOSTRA DE PÔSTERES (BANNER)

Horário: 16:30h - 18:30h

HALL DOS AUDITÓRIOS

COORDENADORA: SILVANA LOPES


O CARÁTER PROTETOR DO PSICÓLOGO NAS ESCOLAS

Autoras: DÉBORAH CRISTINA ZANATTA, FAG - CASCAVEL/ PR; JANAINA R. S. DIAS, FAG - CASCAVEL/ PR; MARIELI GOMES DE MOURA, FAG - CASCAVEL/ PR; MIRIAM CARVALHO, FAG - CASCAVEL/ PR; SABRINA NORONHA PINHO, FAG - CASCAVEL/ PR

CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NO CURRÍCULO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE CASCAVEL-PR: ASPECTOS GERAIS

Autoras: FRANCIELI APARECIDA BETIATE, UNIOESTE - CASCAVEL; KETTLYN CARLA DE SOUZA, UNIOESTE - CASCAVEL; JOSÉ LUIS DERISSO UNIOESTE - CASCAVEL

RELATO DE ESTÁGIO BÁSICO NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA ESCOLAR

Autoras: LAÍS TIEMI KADOWAKI ITO - UNICENTRO; ALAYDE MARIA PINTO DIGIOVANNI - UNICENTRO/PROLAM-USP

RELATO DE PRÁTICAS NA FORMAÇÃO PARA ATUAÇÃO EM INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Autoras: NAIANA GABRIELE DOS SANTOS - UNICENTRO; ALAYDE MARIA PINTO DIGIOVANNI - UNICENTRO/PROLAM-USP

O ADOLESCENTE COM CÂNCER: UM OLHAR SOBRE A PERSPECTIVA EM SEU PROCESSO EDUCACIONAL

Autoras: ARIANY XAVIER; BRUNA FRANCENER; MÁRCIA GONZALEZ; SILVANA LOPES

QUEIXAS ESCOLARES NA ATUALIDADE: UMA BREVE DISCUSSÃO

Autoras: KETTLYN CARLA DE SOUZA, UNIOESTE CASCAVEL-PR; MARISTELA MAXIMOVITZ DE OLIVEIRA, UNIOESTE CASCAVEL-PR; JOSÉ LUIS DERISSO, UNIOESTE CASCAVEL-PR

SUJEITOS EM DESENVOLVIMENTO: A PSICOLOGIA ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE

Autores: GABRIEL FERNANDO SOARES FONTANA; THALITA MARTINS DOS SANTOS, FAG; MIRIAM CARVALHO, FAG - CASCAVEL/ PR

USO DE TELAS: IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

Autoras: KAMILLE NIVEA DANTAS LIRA - UNIOESTE;  ALICE SCHNEIDER - UNIOESTE; ÊMILI PEIXOTO BARBOSA - UNIOESTE

CONSIDERAÇÕES SOBRE O AUTISMO

Autoras: SANDRA CRISTINA BATISTA MARTINS - UNIMEO – ASSIS CHATEAUBRIAND / PR; DENISE APARECIDADE FAVORA PUERTA - UNIMEO - ASSIS CHATEAUBRIAND / PR


DIA 11/10/2023

SESSÕES DE COMUNICAÇÃO ORAL 

Horário: 8:30h - 10h


MINIAUDITÓRIO I

COORDENADORA DA SESSÃO: MIRIAM CARVALHO 


O DIREITO À EDUCAÇÃO SUPERIOR EM PAUTA: O PEE E O PAPEL DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA UNIOESTE

Autoras: MICHAELLI MARIA PIRES - UNIOESTE; ISABEL CRISTINA THEISS - UNIOESTE; NEIDE DA SILVEIRA DUARTE DE MATOS - UNIOESTE

ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR: ATENDIMENTO A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autoras: VIVIANE PRADO BUIATTI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (IPUFU); MÔNICA RODRIGUES CARDOSO

TESES DE DOUTORADO SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: LUTA PELA INCLUSÃO NA SOCIEDADE EXCLUDENTE

Autoras: ANA PAULA DA PAZ TAVARES – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MARINGÁ, PPI/UEM/MARINGÁ - PR; SONIA MARI SHIMA BARROCO – UNIR/RO, ABRAPEE

INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DA PANDEMIA (COVID-19)

Autoras: JULIANA RIZZA RIBEIRO BATISTA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (IPUFU); VIVIANE PRADO BUIATTI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (IPUFU); SOFIA MORETTI DE OLIVEIRA CAMPOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA


MINIAUDITÓRIO II

COORDENADORA DA SESSÃO: SILVIA MARIA CINTRA DA SILVA

PSICOLOGIA NA ESCOLA: PROMOVENDO DIÁLOGOS SOBRE FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE, VIOLÊNCIA E SAÚDE MENTAL ENTRE ADOLESCENTES

Autores: MATHEUS EDUARDO RODRIGUES MARTINS, PPGP/COLÉGIO DE APLICAÇÃO/UFSC; GLÁUCIA BOHUSCH, COLÉGIO DE APLICAÇÃO/UFSC; JULIANA DE MENDONÇA VIEIRA, UFSC

ESPERANÇARTE: UMA PROPOSTA ARTÍSTICA PARA O ENFRENTAMENTO À EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR

Autoras: SILVIA MARIA CINTRA DA SILVA – UFU; CAMILA TURATI PESSOA – UFU; ISABELA STORTI SILVA – UFU; JUNIO MATHEUS MOREIRA NASCIMENTO – UFU; LEANDRO HENRIQUE DIAS – UFU; SOFIA DAGOSTINO MASCARIN – UFU

MEDICALIZAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU – UM DESAFIO PARA A PSICOLOGIA ESCOLAR

Autoras: SILVIA MARIA CINTRA DA SILVA – UFU; NOELLE TAVARES FERREIRA – UFU; RENATA FABIANA PEGORARO – UFU; GILBERTO JOSÉ MIRANDA – UFU; LEONARDO BARBOSA E SILVA – UFU; YONARA BORGES SILVA – UFU

OS TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO E A SUA RELAÇÃO COM AS QUEIXAS ESCOLARES

Autoras: EMANUELLE LUANA MARTINI – UNIOESTE-FB; JANAINA DAMASCO UMBELINO – UNIOESTE-FB


MINIAUDITÓRIO III

COORDENADORA DA SESSÃO: MARIA LIDIA SICA SZYMANSKI 


VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A ESCOLA EM REDE.

Autora: GABRIELA DE MORAES SGANZERLA - UNICENTRO/IRATI (FINANCIAMENTO: UEF/ SETI)

AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE CRIAÇÃO: APONTAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autoras: PROFA. DRA. MARIA LIDIA SICA SZYMANSKI (UNIOESTE); PROFA. ESP. CÍNTIA KAMILA DE BONA RIBEIRO (UNIOESTE)

FRACASSO ESCOLAR: DE NOVO, HÁ ALGO NOVO?

Autoras: LÍVIA DANIELA GONÇALVES NUNES – UEM; MARILDA GONÇALVES DIAS FACCI – UEM

A GENERALIZAÇÃO DO PENSAMENTO COMO POSSIBILIDADE DA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO TEÓRICO

Autoras: SOLANGE DE CASTRO; MARIA LIDIA SICA SZYMANSKI


SALA A110

COORDENADORA DE SESSÃO: JANAINA DAMASCO UMBELINO


O TRABALHO COM CRIANÇAS COM PROBLEMA DE ESCOLARIZAÇÃO: RELAÇÃO AFETO-COGNIÇÃO

Autora: JANAINA DAMASCO UMBELINO, UNIOESTE/FB

O OUTRO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO: ELABORAÇÃO CONCEITUAL A PARTIR DO ESTÁGIO PROFISSIONAL

Autoras:  MARIANA DAL CAROBO ANTOCHEVICZ, UNICENTRO; ALAYDE MARIA PINTO DIGIOVANNI, UNICENTRO/PROLAM-USP

DIAGNÓSTICO É TERAPÊUTICA? IMPLICAÇÕES DA SAÚDE MENTAL ESCOLAR NO FENÔMENO DO AUTISMO

Autora: CAMYLLA GRABOSKI, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ


SALA A115

COORDENADORA DE SESSÃO: ADRIANA GONZAGA CANTARELLI


SOFRIMENTO/ADOECIMENTO DE ESTUDANTES NA PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Autoras: HIANY GASPARETTI BERTUCCINI - UEM; MARILDA GONÇALVES DIAS FACCI - UEM

CONSCIÊNCIA DO SOFRIMENTO PSICOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ESCOLARIZADA

Autor: ARMANDO MARINO FILHO – PPGEDU UFMS-MS, PPI UEM/PR

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADE: ANÁLISE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS NO SÉCULO XXI

Autoras: BEATRIZ IUNES LAPERA, UNICENTRO; ALAYDE MARIA PINTO DIGIOVANNI, UNICENTRO - PROLAM-USP

DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTO PARA AVALIAR ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM TECNOLÓGICAS NO ENSINO MÉDIO

Autoras: ANGELA DE SOUZA LOPES GALVÃO - UNIOESTE); MONICA AUGUSTA MOMBELLI - UNILA / UNIOESTE


SALA A116

COORDENADORA DE SESSÃO: JULIA MALANCHEN


O PENSAMENTO DE ROSA LUXEMBURGO E O CARÁTER PEDAGÓGICO DA LUTA POLÍTICA

Autoras: JAQUELINE BECKER (UNIOESTE); JULIA MALANCHEN (UNIOESTE)

SUJEITOS EM DESENVOLVIMENTO: A PSICOLOGIA ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE

Autores: GABRIEL FERNANDO SOARES FONTANA; THALITA MARTINS DOS SANTOS, FAG; MIRIAM CARVALHO, FAG - CASCAVEL/ PR

O TRABALHO DO PSICÓLOGO NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO:  RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autoras: JANAINA MAZUTTI DOS SANTOS - UNIOESTE/PR; NEIDE DA SILVEIRA DUARTE DE MATOS - UNIOESTE

UM ESTUDO DE PRODUÇÕES QUE TRATAM DO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO E A PANDEMIA

Autoras: ANA JULIA DA SILVA TORMES; JULIA MALANCHEN - CAMPUS FOZ DO IGUAÇU- CELS


SALA A117

COORDENADORA DE SESSÃO: GISLAINE BURAKI DE ANDRADE


DESENVOLVIMENTO HUMANO NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E OS IMPACTOS NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autoras: SUELEN LEITE VEBER, UNIVEL – CMEI CASTELINHO – CASCAVEL/PR; GISLAINE BURAKI DE ANDRADE, UNIVEL – SEMED – CASCAVEL/PR

DESAFIOS DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR

Autoras: SAMILLY LORENZATTO DA SILVA - UNIPAR; MANOELLY MONTEIRO DE OLIVEIRA MÜLLER  - UNIPAR

PSICOLOGIA NA ESCOLA: PROMOVENDO DIÁLOGOS SOBRE FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE, VIOLÊNCIA E SAÚDE MENTAL ENTRE ADOLESCENTES

Autores: MATHEUS EDUARDO RODRIGUES MARTINS, PPGP/COLÉGIO DE APLICAÇÃO/UFSC; GLÁUCIA BOHUSCH, COLÉGIO DE APLICAÇÃO/UFSC; JULIANA DE MENDONÇA VIEIRA, UFSC

PSICOEDUCAÇÃO SOBRE PSICÓLOGO ESCOLAR EM FORMATO DE CARTILHA PARA PAIS

Autoras: ADRIELLE BRABO KALSCHNE - FAG /PR; PATRÍCIA VITURI - FAG / PR